13:48
6

Na hidratação e na lavagem!

Quem tem ou quer ficar loira sabe como é difícil chegar ao tom desejado! Todo o começo é tenebroso. É necessário paciência para ficar com a tonalidade única. Em 80% dos casos, o clareamento começa a dar resultados positivos na raiz, quando ela é virgem. O cumprimento, que na maioria das vezes já sofreu algum tipo de agressão com tintas, abre com dificuldade. Em alguns casos (como no meu), tem que passar por longos processos de descoloração até que a cor iguale. Segundo especialistas a utilização de produtos adequados podem ajudar os fios e dar fim ao pigmento amarelado ou alaranjado.

O drama da loira - e afirmo isso porque já fui - é dormir loira a acordar laranja. Parece um processo mágico que acontece enquanto dormimos! Dependendo do shampoo e condicionador que usamos o cabelo amarela ainda mais. Tive essa experiência com uma linha com Óleo Argan. Ambos possuíam uma tonalidade “creme”, quase “amarelo claro” e meus fios ficaram mais escuros. O óleo hidratante que usamos na ponta também amarela. Enfim, os cuidados são outros e o valor gasto para manter a loirisse também.

O fato é que conviver com os fios laranjas não é fácil! E vivo tentando achar um meio de virar loira-diva. Os cabelereiros fazem o que podem, mas o segredo é o descolorante usado no processo. Se for de boa qualidade, daí uma tonalização resolve, mas se não for, a situação piora e muito. A má vontade e a falta de profissionalismo dos profissionais é algo notável e também devem ser levadas em consideração.

Antes de falar sobre a violeta a receita de violeta genciana, preciso contar a minha história. Meu cabelo é naturalmente preto. Desde adolescente pintava em casa. Geralmente usava acaju ou preto (para banho de brilho). Já me arrisquei usando alguns tons de loiro, mas o cabelo não abria e ficava castanho alaranjado. Eu até gostava, antes de conhecer o loiro cinza e perceber o quão pobre é utilizar o cabelo laranja.

Fiquei um ano tentando clarear o cabelo. Isso porque havia passado várias tintas no cumprimento e o ideal seria cortar a parte estragada para então começar a descolorir com um profissional. Como tinha pressa e não gosto do meu cabelo curto, fui tentando aos poucos. Enquanto isso cortava uns 3 dedos semestralmente.


Fiquei com tons laranja, castanho e loiro. Aprendi algumas técnicas, como, por exemplo, usar o shampoo cinza (que é roxo!), utilizar produtos adequados para o loiro e tal. Foi quando, num surto emocional, resolvi escurecer. Tomei um choque, pois, como usei castanho num cabelo cinza, o resultado foi literalmente negro! Os fios ficaram pretos e tive que esperar 3 mêses até recomeçar o processo de clareamento.

Essa foto, pavorosa - confesso, é a minha segunda tentativa este ano. Ainda estou no processo mico leão dourado, mas é preciso paciência! Se esse for também o seu caso, não banque a louca e tente tingir, porque daí coloca em risco o bom resultado no futuro.
Descobri a violeta genciana na internet. Algumas pessoas usam na água e colocam sobre o cabelo. Segundo experiências pessoais (delas), ele tira o pigmento amarelado, deixando então o cabelo mais próximo do cinza – se usado corretamente. Fiz o teste... e? Não tive um bom resultado. Usei 2 gotas em um pote que aproximadamente 150 ml de água. Num teste de mexa o meu cabelo ficou roxo escuro. Aumentei a quantidade de água e ficou roxo claro. Na verdade, talvez funcione para o cabelo amarelo gema, mas no meu caso, laranja escândalo, não funcionou e ainda escureceu o cumprimento, deixando-o ainda mais estranho.   
Estava na farmácia e abri a tampa de uma linha para loiros. Percebi que a cor do produto era a mesma da violeta eu tenho em casa, porém um pouco diluído. Então tive a ideia de usar a violeta genciana no creme. Pesquisei na net e vi que outras desesperadas tentaram o mesmo!


OPÇÃO 1: Fiz uma mistura com 3 colheres de creme de massagem (não importa a marca, desde que seja branco) e adicionei 2 gotas de violeta genciana. A mistura ficou da cor da foto ao lado. Coloquei somente aonde os fios estavam estupidamente laranja e percebi que igualou um pouco o comprimento. Eu diria que quebrou um pouco o cabelo de fogo. Nesta foto acima já está melhor (ou menos pior), embora seja inviável sair com o cabelo solto na rua. A tática é usar um belo rabo de cavalo ou fazer uma trança embutida até que consiga chegar a um tom mais harmonioso. A iluminação melhora ou piora a cor. A luz branca ameniza, mas a amarela mostra ainda mais. Ao ar livre só preso mesmo. O fato é que não posso tentar mais nada agora, pois os fios sempre quebram bastante nas luzes e ficam muito ressecados, mas a mistura funciona e pode ser usada umas 2 vezes na semana. Além de hidratar, ajuda a corrigir a cor.

OPÇÃO 2: Aproveitei e fiz no shampoo branco também. Usei 2 gotas de violeta genciana para 3 um fundo de pote de shampoo. O lado bom é que fica beeem mais barato que o shampoo cinza comprado na loja - além de limpar o cabelo de verdade, já que a marca utilizada vai de acordo com o seu gosto. Geralmente os shampoos especializados ressecam muito, não fazem espuma e também não desamarelam com tanta facilidade. Usei a mistura 2 vezes seguidas só no comprimento.

De resto só posso aguardar e ir hidratando até que consiga refazer as luzes e cortar o cabelo mais danificado... fazer o que!?   
Ah, caso tenham alguma experiência bem sucedida, comentem!         

6 comentários:

  1. Oi Flor, li sobre seus testes hoje e resolvi compratilhar a minha experiencia tbm do VG. Bom assim, meu procedimento foi parecido com seu. De começo fiz 1 descoloração e ficou igual ao seu, ja que meu cabelo era escuro tbm. (é natural ficar essa cor depois da descoloração) Bom ai passei uma tinta em seguida mais nada adiantou pq estava em um tom laranja. fiquei apavorada,porém me contentei e esperei mais 15 dias.. e fiz outra descoloração ah eu usei OX vol 40 e Pó azul recomendo pq ele abre até 7 tons . Ok ainda com o cabelo naquela cor terrivel preparei a mistura da OX e passei... deixei agir por uns 30 mntos. Otimo o laranja saiu mais ficou amarelo agra..passei a tinta 12.1 bom ele tirou um pouco aquele amarelado mais n foi o suficiente, comprei então a VG. fiz um teste de mecha e tharam!!! platinadinho *-* ai fui no banho msm preparei a mistura na primeira no teste ainda coloquei 2 gotas de vg em um pote de sorvete normal. mais vi q ele deu uma chumbada em outro fio q fiz o teste ai usei o msm processo com agua e usei 1 gota só de violeta. e joguei no cabelo todo bem rapido e ja lavei.. olha ele tirou todo aquele ar de amarelo no meu cabelo ficou do geito q eu queria. Então minha dica pra vc, antes de vc passar a violeta genciana,certifique que seu cabelo está pelo menos num tom amarelo( gema de ovo) depois só vc fazer o procedimento da VG corretamente. nada de por mais de 2 gotas senão obviamente vai deixar roxo ou chumbar. eu recomendo fazer com agua.Então relembrando: Um pote de sorvete é o bastante para 1 gota de VG. se vc axar pouco poe 2.Mais antes de fazer isso não esqueça de fazer o teste da mexinha ok . Bjokas Espero que de certo. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Jully,obrigada pelo carinho. Vou usar suas dicas também. =D

    ResponderExcluir
  3. Oi linda, adorei a dica da violeta, esses cremes matizadores são bem caros né? N dá p comprar sempre, haja grana, rss... adorei teu cabelo em 2012, força en desista de ser loira, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. meu cabelo é castanho claro e quero pintar de azul as pontas, se eu matizar ele sera q fica loiro?e quanto tempo fico com esse produto?

    ResponderExcluir